domingo, 27 de junho de 2010

PLANEJANDO COM HIPERTEXTO: relato de experiências

UNIDADE 2 – INTERNET, HIPERTEXTO E HIPERMÍDIA

Planejamento com Hipertexto
Ativ4_Hosana_unid2


RELATO DE EXPERIÊNCIAS

A sociedade do conhecimento exige um novo perfil de professor, ou seja, alguém: competente, crítico, comprometido, interativo e aberto às mudanças.

“É de suma importância a qualificação do professor no que se diz respeito à informatização, para que assim o mesmo venha a transformar os conteúdos existentes na internet e no próprio computador em conhecimento para seus alunos, auxiliando assim nas pesquisas e levando novos elementos para compor sua aula, inovando os métodos de ensino-aprendizagem, estimulando a vontade de aprender” (RAQUEL, 2009)

Trabalhar com as novas mídias em sala de aula para muitos professores não é uma tarefa fácil. A cada dia aparecem os novos desafios. Na sociedade do conhecimento, deparamos com os novos recursos tecnológicos que podemos utilizar em nossas aulas para dinamizá-las e torná-las mais atraentes e eficazes.

Antes de abordar este conteúdo, realizei pesquisas bibliográficas e visitei alguns sites que tratavam sobre este tema, o que me possibilitou maior embasamento a respeito do mesmo. Em seguida, fiz o meu planejamento escrito onde registrei o caminho que deveria seguir para ministrar minha aula. Tais como: disciplinas contempladas (Língua Portuguesa, Artes, Matemática e Ciências), os objetivos, conteúdos, habilidades, tempo estimado, recursos utilizados, seqüência didática, avaliação e referências bibliográficas.

A elaboração do Planejamento com hipertexto foi muito rico, pois veio contemplar os recursos de mídia digital tornando a aula diferenciada e bastante atraente para os participantes. O planejamento foi realizado em uma oficina para os professores - 1º ao 5º em um dos municípios que acompanho - com a duração de 8 horas. A metodologia aplicada foi bastante diversificada. Para isso, foi necessária a utilização de vários recursos tecnológicos – note book, máquina digital, data show, como também um rico recurso pedagógico.
A realização dessa oficina foi de grande valia para o enriquecimento do meu trabalho e tenho certeza teve grande receptividade por parte de todos os professores. Mesmo que a oficina aconteceu no noturno, fiquei surpresa com o interesse e a boa participação durante todo desenvolvimento das atividades. Colocar em prática esta oficina explorando as tecnologias e principalmente as mídias foi uma troca de conhecimentos entre todos os professores, um momento de circulação de saberes, fazendo analogias com o nosso cotidiano escolar. Segundo relato de alguns professores, para eles também foi um momento especial onde ouviram, falaram, aprenderam e sem perceberem o passar do tempo.

Não tivemos dificuldades em repassar o conteúdo, gerenciar o tempo determinado e manipular as tecnologias. Registramos esse momento com uma ficha – depoimentos dos participantes. Podemos registrar algumas falas:

“Gostei muito da oficina, foi proveitosa para mim. Aprendi trabalhar gênero textual de forma “lúdica – utilizando as tecnologias”, este é um dos meus pontos fracos. Tenho certeza que vou colocar em prática” - Dulce

“Essa oficina foi enriquecedora, pois aprendemos de várias formas a trabalhar um gênero textual – poema. Vivenciamos um planejamento interdisciplinar com várias atividades e utilizando as tecnologias. A Técnica de Acompanhamento só veio enriquecer ainda mais a nossa prática pedagógica. Foi muito gratificante esse momento no nosso município.” Ivone

Aproveitamos também, para enaltecer os trabalhos desenvolvidos pelas as TIC de Porto Nacional. Essa oficina resultou dos trabalhos desenvolvidos por elas. E temos ainda muito que aprender com as tecnologias, pois, precisamos superar as visões simplistas, ou simplesmente deslumbradas, que se tem a respeito dessa nova invenção extraordinária e a sua inserção no mercado profissional.

Para tanto, precisamos de professores capacitados, conscientes do potencial e dos limites do uso dessa magnífica ferramenta que é o computador. É por isso, que as TICs estão aí, para ministrar cursos tão valiosos que já estão fazendo a diferença na educação.




Referência Bibliográfica

RAQUEL. Percepções ao navegar em hipertextos. Disponível em: http://raquelqk.blogspot.com/2009/05/percepcoes-ao-navegar-em-hipertextos.html

domingo, 6 de junho de 2010

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Planejamento com Hipertexto

UNIDADE 2 – INTERNET, HIPERTEXTO E HIPERMÍDIA

ATIVIDADE 4
-Planejando atividade em hipertexto ou internet
-Aplicando em sala de aula uma atividade com hipertexto ou internet
-Registro da experiência (percepções sobre o planejamento e aplicação da atividade em sala de aula)

Antes de abordar este conteúdo, realizei pesquisas bibliográficas e visitei alguns sites que tratam sobre este tema, o que me possibilitou maior embasamento a respeito do mesmo. Em seguida, fiz o meu planejamento escrito onde registrei o caminho que deveria seguir para ministrar minha aula.


Planejamento com Hipertexto
Ativ4_Hosana_unid2

1 – IDENTIFICAÇÃO
1.1. DISCIPLINA: Língua Portuguesa /Ciências/Artes/Matemática
1.2. PÚBLICO ALVO: 3º ano do Ensino Fundamental
1.3. PROFESSORA: Elizangela Menezes
1.4. CURCISTA: Hosana de Fátima Rodrigues Correia
1.5. MUNICÍPIO: Porto Nacional – Tocantins
1.6. BLOG: http//meucantinhodosencantos.blogspot.com


2_ CONTEÚDO:

LÍNGUA PORTUGUESA
-Gênero textual: poema – os efeitos sonoros, o ritmo, as rimas, assonâncias e as aliterações, a disposição gráfica, o valor expressivo dos sinais de pontuação- “As borboletas de Vinícius de Moraes”.
_ Inferência de informações – implícitas e explícitas;
_ Recitação do poema, valorizando os aspectos fônicos: rimas, ritmo, assonância e aliterações;
_ Produção de texto /poema/hipertexto;
_ Revisão e reescrita do texto produzido;


CIÊNCIAS
-Os animais: insetos / borboletas/metamorfose;
ARTES
-Dobraduras – borboleta

-MATEMÁTICA
-Figuras geométricas/simetria/cores

3 _ OBJETIVO: Refletir sobre valores éticos para a construção de uma sociedade mais justa, contribuindo com a formação de leitores ativos, capazes de produzir textos coerentes, coesos e adequados aos gêneros estudados, ajudando o aluno a expressar-se nas diversas linguagens.


4 _ HABILIDADES:
-Identificar informações relevantes para a compreensão do gênero solicitado;
-Escrever texto considerando as características do gênero;
-Declamar poemas;
-Ler para a classe com expressão de fluência;
-Revisar e reescrever o próprio texto com o auxílio do Professor;
-Resolver dúvida durante a leitura através de consulta a Wikipédia;
-Reconhecer a importância dos seres vivos na terra e desenvolver noções de preservação;
-Perceber a diferença e semelhança entre cubos e quadrados;
-Compor e decompor figuras geométricas planas;
-Desenhar figuras simétricas: borboleta, quadrado;
-Identificar semelhanças entre figuras através do eixo de simetria;
-Utilizar a arte como linguagem, através de uma atitude de busca individual e ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação e a sensibilidade ao vivenciar e fluir produções artísticas.


6 _ TEMPO ESTIMADO:
duas semanas

7 _ RECURSOS NECESSÁRIOS:

-HUMANOS – Alunos
-MATERIAIS: computador, internet, data show, cópia do texto “As borboletas de Vinicius de Moraes”, lápis de cor, régua, lápis, borracha, papel set, chamex, papel pardo, giz de cera, guache nas cores variadas, laboratório de informática, cópias de vários poemas e uma caixa grande.


8 _ SEQUENCIA DIDÁTICA

-Conversar sobre a importância da escuta e sobre o ouvir poemas;
-Perguntar aos alunos o que é poema. Em seguida trabalhar as características do gênero textual apresentado (oralmente).
-Repassar a cópia de alguns poemas para a turma obter mais conhecimento do assunto.. Aproveite o momento para fazer algumas perguntas sobre o gênero.
-Apoiando na explanação do conteúdo, construa com a turma um painel coletivo - as características do gênero poema. Afixar em um ponto estratégico da sala, para auxiliar nas produções futuras.
-Em seguida apresentar o poema a ser trabalhado - “As borboletas de Vinicius de Moraes”.
-Levar as crianças no laboratório de informática para entrar no meu blog onde eles utilizarão da ferramenta hipertexto com diferentes trajetos para melhor compreensão das informações facilitadas pelo computador.
-Apresentar para os alunos no data show o poema “As borboletas” e fazer um link na palavra “borboletas”, onde poderão obter várias informações a respeito do animal;
-Entregue uma cópia do texto (ilustrado) e realize as diversas modalidades de leitura: silenciosa, em voz alta, exploratória de imagens e jogralizada com o objetivo de memorização;
-Apresentar o vídeo sobre a metamorfose da borboleta.
-Em seguida o professor partilhará com as crianças informações sobre as borboletas (por exemplo, o porquê das cores desse inseto, a sua metamorfose, onde vive e a necessidade de preservação da espécie, etc.). Tais informações poderão ser enriquecidas através de pesquisa orientada pelo professor. A seguir, os alunos poderão produzir um texto informativo sobre o assunto.
-Depois de trabalhar o poema, confeccionar em cartolina fichas contendo os versos do texto trabalhado. Separar as crianças em grupos para montar o texto original e em seguida colar no cartaz.
-O professor poderá solicitar às crianças a produção, individualmente ou em duplas, de uma história cuja personagem principal seja uma borboleta (quem sabe, uma borboleta branca, ou azul, ou amarelinha, ou preta). Com a imaginação fértil que têm com certeza os alunos produzirão interessantes narrativas.
Podem-se utilizar histórias nas quais a cor preta tem destaque positivo,
Como: Menina Bonita do Laço de Fita, O Menino Marrom e Biografia das Cores.
-Podemos também recriar histórias com as crianças e refazer poesias, como a de Vinicius de Moraes, substituindo escuridão por outros adjetivos.
-A partir dessa poesia, tão conhecida, podemos trabalhar com cores variadas, pintando borboletas de papel, destacando a beleza de todas as cores, inclusive da cor preta e fazendo uma bonita exposição de painéis.
-Aproveitando a “caixa surpresa – metamorfose da borboleta”, trabalhar a planificação, polígonos, sólidos geométricos e cores.
-Para fazer a culminância do planejamento, podemos sugerir a confecção de dobraduras de borboletas com as crianças.


10 – AVALIAÇÃO

Durante todo as atividades trabalhadas podemos observar o avanço de cada aluno durante a realização dos trabalhos propostos como: orais, escrita, produção de texto, nas confecções das dobraduras, painéis, pesquisa e observando as habilidades de cada um.

11 _ REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

-Fluxo das Aulas – 2009 – Programa Circuito Campeão - IAS
-Referencial Curricular – Ensino Fundamental – 2ª Edição 2009
-Revista Nova Escola –Edição Especial –Produção de texto 2010
-Revista Nova Escola – A tecnologia que ajuda a ensinar – junho 2009
-Tecnologia na Educação: ensinando com as TIC - MEC/SEED 2009
-Coleção Vitória Régia – Língua Portuguesa –IBEP- 2004
PESQUISA NA INTERNET ATRAVÉS DE ALGUNS SITES COMO SUGESTÃO


GÊNERO TEXTUAL: POEMA

AS BORBOLETAS


Brancas
Azuis
Amarelas
E pretas
Brincam
Na luz
As belas
Borboletas
Borboletas brancas
São alegres e francas.

Borboletas azuis
Gostam muito de luz.

As amarelinhas
São tão bonitinhas!

E as pretas, então…
Oh, que escuridão!

Vinícius de Moraes

Do livro: A arca de Noé, Vinícius de Moraes, Livraria José Olympio Editora: 1984; Rio de Janeiro; páginas 58 e 59. 14ª edição.


caixa de surpresa:metamorfose da borboleta

ESSA CAIXA FOI O RESULTADO DAS PESQUISAS SOBRE BORBOLETAS DO PROJETO MEIO AMBIENTE QUE TEVE O TEMA MATA ATLÂNTICA: BORBOLETAS. http://anotraalharcomcrianças.blogspt.com

PARTE SUPERIOR

PARTE INTERIOR DA CAIXA


PROFESSORES TAMBÉM QUERIAM VER A SURPRESA NA CAIXA


ALUNOS CURIOSOS PARA SABER O QUE TINHA DENTRO DA CAIXA










ATIVIDADES PROPOSTAS


Depois de trabalhar o poema de Vinícius de Morais, escrevi em cartolina e cortei separando cada letra.Separei as crianças em grupos (como entendem a escrita) e cada grupo montou uma parte. Em seguida colamos no cartaz.


As crianças fizeram a dobradura das borboletas e as flores são as mãos da menina que tem paralisia cerebral (ela sempre participa das atividades dentro das suas possibilidades).


DOBRADURAS


Borboletas – Em retângulos pequenos de papel, dobrados ao meio e de diversos tamanhos, as crianças escrevem o número 3. Após, elas rasgam o papel seguindo o traçado do número. Abertas as dobraduras, obtêm-se borboletas de vários tamanhos, as quais poderão ser coladas nos cadernos dos alunos, sendo depois completadas por eles com as “anteninhas” e coloridas de acordo com o gosto de cada um.