domingo, 27 de junho de 2010

PLANEJANDO COM HIPERTEXTO: relato de experiências

UNIDADE 2 – INTERNET, HIPERTEXTO E HIPERMÍDIA

Planejamento com Hipertexto
Ativ4_Hosana_unid2


RELATO DE EXPERIÊNCIAS

A sociedade do conhecimento exige um novo perfil de professor, ou seja, alguém: competente, crítico, comprometido, interativo e aberto às mudanças.

“É de suma importância a qualificação do professor no que se diz respeito à informatização, para que assim o mesmo venha a transformar os conteúdos existentes na internet e no próprio computador em conhecimento para seus alunos, auxiliando assim nas pesquisas e levando novos elementos para compor sua aula, inovando os métodos de ensino-aprendizagem, estimulando a vontade de aprender” (RAQUEL, 2009)

Trabalhar com as novas mídias em sala de aula para muitos professores não é uma tarefa fácil. A cada dia aparecem os novos desafios. Na sociedade do conhecimento, deparamos com os novos recursos tecnológicos que podemos utilizar em nossas aulas para dinamizá-las e torná-las mais atraentes e eficazes.

Antes de abordar este conteúdo, realizei pesquisas bibliográficas e visitei alguns sites que tratavam sobre este tema, o que me possibilitou maior embasamento a respeito do mesmo. Em seguida, fiz o meu planejamento escrito onde registrei o caminho que deveria seguir para ministrar minha aula. Tais como: disciplinas contempladas (Língua Portuguesa, Artes, Matemática e Ciências), os objetivos, conteúdos, habilidades, tempo estimado, recursos utilizados, seqüência didática, avaliação e referências bibliográficas.

A elaboração do Planejamento com hipertexto foi muito rico, pois veio contemplar os recursos de mídia digital tornando a aula diferenciada e bastante atraente para os participantes. O planejamento foi realizado em uma oficina para os professores - 1º ao 5º em um dos municípios que acompanho - com a duração de 8 horas. A metodologia aplicada foi bastante diversificada. Para isso, foi necessária a utilização de vários recursos tecnológicos – note book, máquina digital, data show, como também um rico recurso pedagógico.
A realização dessa oficina foi de grande valia para o enriquecimento do meu trabalho e tenho certeza teve grande receptividade por parte de todos os professores. Mesmo que a oficina aconteceu no noturno, fiquei surpresa com o interesse e a boa participação durante todo desenvolvimento das atividades. Colocar em prática esta oficina explorando as tecnologias e principalmente as mídias foi uma troca de conhecimentos entre todos os professores, um momento de circulação de saberes, fazendo analogias com o nosso cotidiano escolar. Segundo relato de alguns professores, para eles também foi um momento especial onde ouviram, falaram, aprenderam e sem perceberem o passar do tempo.

Não tivemos dificuldades em repassar o conteúdo, gerenciar o tempo determinado e manipular as tecnologias. Registramos esse momento com uma ficha – depoimentos dos participantes. Podemos registrar algumas falas:

“Gostei muito da oficina, foi proveitosa para mim. Aprendi trabalhar gênero textual de forma “lúdica – utilizando as tecnologias”, este é um dos meus pontos fracos. Tenho certeza que vou colocar em prática” - Dulce

“Essa oficina foi enriquecedora, pois aprendemos de várias formas a trabalhar um gênero textual – poema. Vivenciamos um planejamento interdisciplinar com várias atividades e utilizando as tecnologias. A Técnica de Acompanhamento só veio enriquecer ainda mais a nossa prática pedagógica. Foi muito gratificante esse momento no nosso município.” Ivone

Aproveitamos também, para enaltecer os trabalhos desenvolvidos pelas as TIC de Porto Nacional. Essa oficina resultou dos trabalhos desenvolvidos por elas. E temos ainda muito que aprender com as tecnologias, pois, precisamos superar as visões simplistas, ou simplesmente deslumbradas, que se tem a respeito dessa nova invenção extraordinária e a sua inserção no mercado profissional.

Para tanto, precisamos de professores capacitados, conscientes do potencial e dos limites do uso dessa magnífica ferramenta que é o computador. É por isso, que as TICs estão aí, para ministrar cursos tão valiosos que já estão fazendo a diferença na educação.




Referência Bibliográfica

RAQUEL. Percepções ao navegar em hipertextos. Disponível em: http://raquelqk.blogspot.com/2009/05/percepcoes-ao-navegar-em-hipertextos.html