REFLEXÃO SOBRE ATIVIDADE 3 DO MÓDULO III
De acordo com as orientações do módulo para a elaboração nº 2.2, eu elaborei a seguinte sugestão de Plano de Aula
ATIVIDADE: AUTORIA DE OBJETO HIPERMÍDIA
PÚBLICO ALVO: Professores de 1º ao 5º ano e alunos do 3º ano
DISCIPLINA: Língua Portuguesa, Ciências Naturais e Artes
CONTEÚDOS:
Língua Portuguesa – Gênero textual: Poema Salada de frutas de Alba de Castro
Ciências Naturais: Alimentação humana e nutrição
Artes: História do Origami/ Dobraduras: frutas;
EIXO NORTEADOR:
Língua Portuguesa: Eixos: Prática de escuta de textos orais/ leitura de textos / escrita e produção de textos /análise lingüística
Ciências: Meio ambiente/ser humano e saúde/tecnologia sociedade
Artes: Apreciação (análise da obra), contextualização (História da arte) e fazer artístico
SITUAÇÃO DIDÁTICA E RECURSOS: Dinâmica: salada de frutas conversa informal sobre o tema, Sala de Informática: Assistir aos vídeos, Curtindo as leituras: trabalhar o texto utilizando várias modalidades da leitura, Atividade em grupo - gramática contextualizada, Produção de texto e reescrita, dobraduras de frutas, exposição dos trabalhos.
COMO ACONTECEU A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
Foi realizada uma “Oficina com os Professores da APAE em Porto Nacional, com duração de 4 horas. Não foi possível a aplicabilidade de todas as atividades propostas no planejamento. Esse momento foi uma troca de experiência maravilhosa trabalhar com os professores daquela instituição. Todos participaram ativamente das atividades propostas houve também uma interação com os colegas com mais dificuldades. Atividades desenvolvidas: gênero textual: poema e dobraduras de frutas. Iremos colocar em prática no II Semestre o restante da oficina, portanto aguardem as evidências
O QUE VOCÊ APRENDEU COM ESSA ATIVIDADE
No mundo em que vivemos, a geração da riqueza está profundamente relacionada à capacidade de produzir conhecimento e tecnologia. Como conseqüência, a escola assume um papel vital no desenvolvimento socioeconômico de uma nação. Facilitador no processo de transmissão do conhecimento, o professor tem também a missão de colaborar para a formação dos valores e de uma base ética que oriente o uso correto do saber cientifico e tecnológico.
Nesse contexto, a tecnologia é um dos recursos pedagógicos mais eficazes para dinamizar as aulas no momento, pois além de proporcionar melhor interatividade, a produtividade, a criatividade e desenvolvendo o raciocínio-logico do aluno frente ao processo de aquisição do conhecimento – a tecnologia.
Segundo, Solange Gomes, “O melhor professor é aquele que ensina a aprender. A melhor escola, aquela que propicia maior grau de interatividade entre professor e aluno na compreensão e transformação de si mesmo e da realidade”.
Quanto aprendizado, quanta troca de experiências com os colegas, desafios, conquistas e dificuldades, leituras obrigatórias que muito contribuíram com a teoria e prática das atividades propostas pelo módulo.
Hoje com certeza, adquirir novos aprendizados descobriu que as minhas aulas poderiam ser ainda mais ricas com essas ferramentas e também facilitaria o meu trabalho na questão de levar inovações para as escolas. O trabalho é elaborar as sugestões, postar no blog e divulgá-las.
Foi uma experiência extraordinária elaborar planejamentos tão ricos com o uso da tecnologia. Aprendi como baixar um vídeo da internet, linkar e como inserir músicas no Power Point. Mas confesso que tive algumas dificuldades em postá-las.
wer
As esculturas de Ramon Todo
Há 10 horas