Hipertextos são informações encontradas no meio digital. Essas informações podem ser textos, imagens, documentos sonoros, páginas e gráficos que interligados formam novos hipertextos.
Ao navegar pelos inúmeros hipertextos que apareceram no texto da página principal, percebi que além de ser uma ação interessante e que exige atenção, era bastante divertido. Uma palavra (hipertexto) me levava a outra que já entrelaçava a novos significados.
A atenção que o usuário deve ter é a todo momento, pois a navegação entre os hipertextos da a ideia de formar uma grande rede de banco de dados dentro da web. Nesse sentido, Mielniczuk e Palácios (2002), Landow (1997) considera que “em meio digital, é possível acessar e acionar a intertextualidade ao infinito, pela navegação em um grande banco de dados”.
Navegar por exemplo no G1 _ Portal de notícias da Rede Globo http://g1.globo.com/, quando cliquei no hipertexto “Nova explosão em mina deixa equipe isolada; há 8 mortos” abriu uma página onde se pode ler a reportagem. Dentro da mesma, havia mais um hipertexto “mina de carvão de Raspadskaya. Pode se observar também que logo abaixo da reportagem havia ainda o seguinte link: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/05/contato-com-equipe-de-resgate-e-perdido-apos-2-explosao-em-mina.html, para o leitor que desejasse saber qual era o endereço eletrônico da reportagem.
Mais abaixo, ainda havia alguns hipertextos de anúncios sobre minas, carvão e combustíveis todos esses se referiam à reportagem acima destacada. No lado, direito da tela ainda foram divulgados vários hipertextos de matérias relacionadas sobre essa temática.
Nesse contexto, conclui-se que no meio digital uma determinada informação não é publicada isoladamente, pelo contrário, é na verdade nós interligados que em conjunto dão ao usuário um amplo conhecimento sobre o que ele busca naquele momento.