sexta-feira, 8 de outubro de 2010

GINCANA ESTUDANTIL - JOGOS DA PRIMAVERA

OBJETIVOS

_ Promover durante a Semana da Criança atividades extraclasse, variadas e interessantes, visando a dar a criança oportunidades de lazer e socialmente educativas.


PÚBLICO ALVO
Alunos do Ensino Fundamental: 1º ao 5º ano

DURAÇÃO
Uma semana (5 dias)

INICIO DA SEMANA
A abertura da Semana deverá ser feita pela diretora, que fará uma saudação às crianças anunciando em seguida a abertura das competições.
_ Todo o material para as competições deverá estar relacionado e pronto na véspera, evitando as improvisações de última hora.

PROCEDIMENTOS
Preparar as crianças para o evento.
Definir regras e tarefas.
Organizar 2 times e confeccionar as camisetas determinadas para o time ou providenciar outro uniforme para o time.
Definir regras para a premiação. (Será interessante que o grupo “perdedor” entregue o prêmio para o “vencedor”.
Com os times determinados, eleja um líder para cada grupo.
O líder de cada grupo deverá compor um grito de guerra para ser cantado antes de cada competição.
Cada torcida deverá confeccionar instrumentos para utilizar na arquibancada. Exemplo: chocalhos, tambores, pompons, dentre outros.
É necessário um amplo espaço para que as brincadeiras sejam desenvolvidas.
No primeiro dia não desenvolva as brincadeiras, converse com os alunos sobre as regras e premiação da Gincana. Ensaie o grito de guerra de cada equipe e a participação da torcida.
Serão desenvolvidas 4 brincadeiras por dia. Para isso divida cada equipe em 2 grupos.
Cada equipe deverá se caracterizar com uma faixa de cor diferente na cabeça.
Caso haja empate desenvolva mais uma brincadeira para desempatar.
O placar deverá ser exposto no portão da escola para que os alunos saibam dos resultados.
O professor fará o papel do juiz em cada competição, seguindo as regras determinadas pelo grupo.
Discuta novamente as regras sempre que houver o rompimento delas.
Após cada competição diária, desenvolva uma atividade de relaxamento com os alunos.
Decore a escola de acordo com a proposta. Deixe os alunos usarem a criatividade.
Prepare um espaço para a abertura dos jogos. Na oportunidade haverá um pronunciamento da direção da escola e do líder de cada equipe.

PRÊMIOS
Medalha de ouro/troféu – 1º lugar.
Medalha de prata – 2º lugar.

SUGESTÕES DE BRINCADEIRAS

CORRIDA DE TÊNIS
Os participantes deverão retirar os tênis e colocá-los distantes. Dada a largada eles deverão correr e calcá-los o mais rápido possível. O grupo que conseguir calçar os tênis e voltar até o local da largada, vencerá. Valor: 2 pontos.

CAMPEONATO DE BAMBOLÊ
Vencerá quem conseguir bambolear por mais tempo. Valor 3 pontos.

DANÇA DAS CADEIRAS
Essa brincadeira é super legal! Perderá quem não conseguir se assentar na cadeira. Quem chegar até o final ganhará 2 pontos para o grupo.

CORRIDA DO OVO
Perderá quem deixar o ovo cair da colher, durante a corrida. Valor: 1 ponto.

PULA-CORDA
Perderá quem tropeçar na corda. Quem ficar mais tempo pulando levará 2 pontos para a equipe.

VÔLEI
Ganhará a equipe que fizer 5 pontos primeiro. As regras serão definidas junto ao professor.

QUEIMADA
Essa brincadeira os alunos já conhecem. O time que queimar os adversários primeiro vencerá e levará 3 pontos.

FUTEBOL
Esse esporte os meninos sabem jogar. Então mãos a obra! O time que fizer 3(três) gols ganhará 3 pontos.

CORRIDA DO SACO
Quem conseguir fazer o percurso determinado pelo professor pulando dentro do saco, levará 1 ponto.

SUGESTÕES:
Interessante também será o aluno participar com os pais. Defina junto com os alunos as tarefas de casa.
O aluno que trouxer a boneca mais bonita levará 1 ponto.
O aluno que trouxer a maior bola levará 1 ponto.
O aluno que trouxer o livro mais grosso, levará 1 ponto.
Faça também concurso de dança com as mães. A mãe que dançar melhor levará 1 ponto para a equipe do filho.
Procure um poema. Dê uma cópia para dois alunos de equipes diferentes. No dia determinado, o aluno deverá recitar o poema. Quem recitar melhor levará 3 pontos para a sua equipe.
As equipes deverão trazer livros para a biblioteca da classe. A equipe que arrecadar mais livros ganhará um ponto para cada livro.

ENCERRAMENTO/PREMIAÇÃO
1. Organize os alunos no pátio.
2. O hasteamento da Bandeira será feito enquanto os alunos cantam o Hino Nacional.
3. A entrega das medalhas será antecedida por um pronunciamento da direção da escola, agradecendo e elogiando as equipes participantes.
4. A entrega do troféu e medalhas acontecerá da seguinte maneira:
_ A equipe 1 entregará as medalhas de prata para a equipe 2;
_ A equipe 2 entregará as medalhas de ouro e o troféu para a equipe 1.

OBSERVAÇÃO: Não haverá perdedores. O importante é a participação.


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
RADESPIEL, ALFABETIZAÇÃO SEM SEGREDOS, Editora Iemar