OBJETIVOS
_ Promover durante a Semana da Criança atividades extraclasse, variadas e interessantes, visando a dar a criança oportunidades de lazer e socialmente educativas.
ATIVIDADES SUGERIDAS
_ Abertura da Semana;
_ Competições/campeonatos;
_ Gincanas educativas;
_ Rua do lazer;
_ Teatro de professores;
_ Aula campo: aproveitar um ponto turístico da cidade;
_ Oficinas: artes; brincoteca (confeccionar um brinquedo), pintura no rosto, de teatro,
_ A busca do tesouro;
_ Brincadeiras recreativas: corrida de tênis, de bambolê, das cadeiras, do ovo, pula corda, vôlei, queimada, futebol, do saco, dança da laranja, dentre outras...
_ Hora do Lanche;
_ Ambiente aconchegante para receber as crianças;
INTEGRAÇÃO COM A COMUNIDADE
_ Visitas a indústrias ou casa de comercio;
_ Visitas a clubes;
_ Visitas a creches, asilos, abrigos, museus, dentre outros;
- Apresentação de uma atividade cultural, como cinema, teatro, ou em outra escola do município;
CAMPEONATOS ESPORTIVOS
_ Corrida de bicicleta, futebol, queimada
INICIO DA SEMANA
_ A abertura da Semana deverá ser feita pela diretora, que fará uma saudação às crianças anunciando em seguida a abertura das competições.
_ Todo o material para as competições deverá estar relacionado e pronto na véspera, evitando as improvisações de última hora.
HORA DO LANCHE
Servir alguma coisa especial – um bolo grande com decoração alusiva, uma suculenta salada de frutas, sorvete, balas, doces, geladinho, pipoca.
Após o lanche, distribuir com as crianças um presentinho ou uma lembrancinha, acompanhada de um cartãozinho de felicitações.
PARA A BUSCA DO TESOURO DO PIRATA, DEVERÃO SER PROVIDENCIADAS
_ O tesouro, que poderá ser uma caixa de sapatos, recoberta com papel laminado e cheia com moedas de chocolate, bombons e balas;
_ O mapa do tesouro, que poderá ser indicado por meio de pistas que serão distribuídas pela escola.
AULA CAMPO
_ Devem ser muito em preparadas, para que a criança tenha condições de dar, não apenas as simples doações que foram angariadas, mas, sobretudo, amor, compreensão, solidariedade. O professor e algumas mães devem acompanhar a classe a estes lugares e planejar algumas brincadeiras para as creches e alguns números artísticos.
CULMINÂNCIA
_ Lanche preparado pela escola para todas as crianças;
_ Distribuição de brindes e entrega de prêmios e medalhas.
_ Os professores e as crianças promoverão uma festa com os melhores números artísticos das várias culminâncias realizadas durante o ano letivo. Estas atividades deverão ser realizadas no palco da escola ou no pátio previamente preparado.
_ Na preparação do lanche, ao oferecer lembranças e brindes para a culminância desta semana, sugerimos ao professor: ornamentar pirulitos, fazendo rarinhas de palhaços, bonequinhas, pintinhos, coelhinhos, etc.
_ Enfeitar latinhas de guaraná ou cerveja, transformando-as em porta-lápis
REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA
PINTO, Gerusa Rodrigues, Dia-a-dia-do Professor – datas comemorativas, projetos e murais Editora FAPI
Hoje é dia de feira: frutas e legumes frescos!
Há 23 horas